domingo, 15 de outubro de 2017

Programado para estragar

Projetar aparelhos com defeitos e peças pouco duráveis para que o consumidor tenha de comprar novamente. É a obsolescência programada, uma prática que nos leva a um beco sem saída

A frase foi publicada em 1928 na Printer’s Ink, revista do setor publicitário norte-americano: “Um artigo que não estraga é uma tragédia para os negócios.” Para que vender menos se você pode vender mais projetando produtos com um defeito incorporado? Por que não abandonar esse afã romântico de fabricar produtos bem feitos, consistentes, duradouros, e ser logo prático? Não será melhor para o business fazer com que o cliente tenha de abrir a carteira mais vezes?
Essa é história de uma ideia que ganhou força como salvação dinamizadora nos anos da Grande Depressão, transformou-se num mantra da sociedade de consumo – comprar, usar, jogar fora, voltar a comprar – e se tornou, já na atualidade, uma séria ameaça ao meio ambiente. É uma história escrita aos poucos, capítulo por capítulo. El Pais - 14 OUT 2017

Comentário: Nos últimos dez anos, de junho de 2007 a março de 2017, a Apple vendeu 1,2 bilhão de Iphones no mundo.
Todos os fabricantes de smartphones venderam de 2007 a 2016, 7 bilhões de aparelhos.

De acordo com o Greenpeace, os  smartphones são produzidos seguindo um modelo de fabricação linear, com base em uma perspectiva de lucro a curto prazo. As questões relacionadas com a extração de recursos, a exposição a produtos químicos na fase de fabricação, o consumo de energia e um crescente fluxo de resíduos eletrônicos persistem.

As principais conclusões do relatório são:
■ 7 bilhões de smartphones foram produzidos desde 2007.
■ Mais de 60 elementos diferentes são comumente usados na fabricação de smartphones. Embora a quantidade de cada elemento em um único dispositivo possa parecer pequena, os impactos combinados da mineração e processamento destes materiais preciosos para 7 bilhões de dispositivos são significativos.
■ Desde 2007, cerca de 968 TWh  de energia foram usados para fabricar smartphones, que é quase o mesmo que o fornecimento de energia de um ano para a Índia (973 TWh em 2014).
■ Apenas dois smartphones (Fairphone e LG G5) de 13 modelos analisados tinham baterias facilmente substituíveis. Isso significa que os consumidores são forçados a substituir seus dispositivos inteiros quando a duração da bateria começa a diminuir.
■ Somente em 2014, os resíduos eletrônicos de pequenos produtos de TI, como smartphones, foram estimados em 3 milhões de toneladas métricas. Menos 16% dos resíduos eletrônicos globais são reciclados.
■ No final da vida, o design atual dificulta a desmontagem, incluindo o uso de parafusos especiais e colados em baterias; portanto, os smartphones são muitas vezes triturados e enviados para a fusão quando "reciclado". Dadas as pequenas quantidades de uma grande diversidade de materiais e substâncias em pequenos dispositivos, a fundição é ineficaz ou ineficaz na recuperação de muitos dos materiais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário