quarta-feira, 11 de outubro de 2017

O FMI aumenta a previsão de crescimento da China

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou na terça-feira sua previsão para o crescimento econômico da China em 2017 e 2018, citando o desempenho mais forte do que o esperado no primeiro semestre do ano e o apoio contínuo à política .

Na última Perspectiva Econômica Mundial, o FMI esperava que a economia chinesa crescesse 6,8 por cento este ano e 6,5 por cento no próximo ano, ambos 0,1 pontos percentuais acima do previsto em julho.

A revisão para cima da previsão de 2017 reflete "o resultado mais forte do que o esperado na primeira metade do ano, sustentado por políticas anteriores de flexibilização das políticas e reformas do lado da oferta", disse o FMI.
A economia chinesa cresceu 6,9% no primeiro semestre deste ano, muito acima do objetivo anual do governo de 6,5%.

A revisão para cima da previsão de 2018 reflete principalmente a expectativa de que as autoridades manterão um mix de política suficientemente expansiva para atingir o objetivo de duplicar o produto interno bruto real (PIB) entre 2010 e 2020, de acordo com o FMI.

Enquanto as taxas de crescimento da China para 2019 a 2022 também foram revistas em alta em 0,2 ponto percentual em média, o FMI recomendou as autoridades chinesas a intensificar seus esforços recentes para controlar a expansão do crédito e fortalecer a resiliência financeira.
"Seria aconselhável enfatizar metas de crescimento a curto prazo e focar mais em reformas que aumentariam a sustentabilidade do crescimento", afirmou o FMI.
James Daniel, diretor-assistente do Departamento de Ásia e Pacífico do FMI e seu chefe de missão para a China, em entrevista recente que o forte impulso de crescimento deste ano abriu caminho para que os formuladores de políticas acelerassem as reformas necessárias e conseguissem um crescimento mais seguro e sustentável no médio e longo prazo.
"Agora é hora de fazê-lo ... isso exige reformas para tornar o crescimento menos dependente do crédito, menos dependente da dívida, menos dependente do investimento", disse ele.Fonte: Xinhua- 2017-10-10


Comentário: Enquanto isso no país de faz-de-conta, o Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou seus prognósticos de crescimento do PIB do Brasil para 0,7% este ano e 1,5% para 2018. As novas previsões representam, respectivamente, alta de 0,4 ponto porcentual e 0,2 ponto porcentual acima do estimado em julho, graças ao impulso da despesa dos consumidores e à safra agrícola recorde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário