segunda-feira, 12 de junho de 2017

Brasil comemora sozinho o Dia dos Namorados

Diferente de outras partes do mundo onde o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro, no dia de São Valentim, o Brasil celebra a união amorosa em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro da Igreja Católica.

Além da proximidade com o dia de Santo Antônio, invocado por quem quer achar coisas perdidas, ter filhos ou conseguir um amor, há outra hipótese para a escolha da data no Brasil: uma ação de marketing. Segundo essa versão, o pai do atual prefeito de São Paulo, cujo nome também era João Doria, teria criado a data para incrementar as vendas de uma rede de lojas quando era diretor de uma agência de publicidade, em 1949.
No Brasil, a data tem relevância para comércio, já que é comemorada com troca de presentes, flores e cartas entre casais, além de jantares românticos. Se essa versão é verdadeira ou não, o fato é que o Brasil comemora a data sozinho.

SÃO VALENTIM
A origem do Dia de São Valentim, celebrado nos Estados Unidos e na Europa, é muito anterior ao Dia dos Namorados no Brasil.
O chamado Valentine's Day começou a ser celebrado no século 5 - o primeiro dia oficial do santo foi declarado em 14 de fevereiro de 496 pelo papa Gelásio, em homenagem a um mártir que tinha esse nome.

Há algumas explicações para a história, mas a mais famosa é a de que São Valentim era um padre de Roma que foi condenado à pena de morte no século 3.
Segundo esse relato, o imperador Claudio 2 baniu os casamentos naquele século por acreditar que homens casados se tornavam soldados piores - a ideia dele era de que solteiros, sem qualquer responsabilidade familiar, poderiam render melhor no Exército.

Valetim, porém, defendeu que o casamento era parte do plano de Deus e dava sentido ao mundo. Por isso, ele passou a quebrar a lei e organizar cerimônias em segredo.

Quando Claudius descobriu, ele foi preso e sentenciado à morte no ano 270. Mas, durante o período em que ficou preso, o agora santo se apaixonou pela filha de um carcereiro. No dia do cumprimento da sentença, ele enviou uma carta de amor à moça assinando: "do seu Valentim" - o que originou a prática moderna de enviar cartões para a pessoa amada no 14 de fevereiro.
Mas foi apenas dois séculos depois que a data passou a ser efetivamente comemorada, quando o papa Gelásio instituiu o Dia de São Valentim, classificando-o como símbolo dos namorados.

A comemoração foi criada como uma resposta a uma tradição antiga que teria se originado em um festival romano de três dias chamado Lupercalia.
O evento, ocorrido no meio de fevereiro, celebrava a fertilidade. Seu objetivo era marcar o início oficial da primavera. Fonte: El Pais - São Paulo 12 JUN 2017  e BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário