domingo, 16 de abril de 2017

Odebrecht diz estar 'incomodado' com 'surpresa' da imprensa sobre delações

Em depoimento ao Ministério Público, Emilio Odebrecht disse se sentir "incomodado" com o fato de, segundo ele, a imprensa tratar as revelações da empreiteira que leva seu sobrenome "como se fossem surpresa".

"O que nós temos não é de cinco, de dez anos. É de trinta anos. Esse sistema era um negócio institucionalizado, normal. O que me surpreende – e quero enfatizar – é quando vejo todos esses poderes, a imprensa, tudo, como se isso fosse surpresa. Me incomoda isso", afirmou.
Publicidade

Por escrito, antes de depor, ele sustentou que "tudo isso acontecia 'nas barbas' das elites brasileiras (políticos, empresários, imprensa, entidades representativas)".

"Era do conhecimento explícito ou implícito de todos ou pelo menos da maioria dessas elites. A aceitação era generalizada e todos se acomodavam por motivos individuais e diversos", escreveu.

Também anotou nos papéis entregues que há um interesse recíproco no estreitamento de relações entre agentes públicos e o setor privado.

"Seja para apoiar projetos e ações legítimas em razão do seu simples mérito, seja para condicionar seu apoio, mesmo a projetos e ações legítimas, a contrapartidas financeiras indevidas", escreveu.

Em um dos anexos que ofereceu por escrito para firmar sua delação premiada, o patriarca do Grupo Odebrecht, Emilio Odebrecht, relatou ter dito a Lula que o "pessoal dele estava com a 'goela muito grande'".  "Estavam passando de 'jacaré para crocodilo'", escreve. Fonte: Folha de São Paulo - 13/04/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário